45º Congresso brasileiro de ortopedia e traumatologia


  • Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba, PR, 81280-330 República Federativa do Brasil
Unknown.jpeg

A edição do CBOT 2013 traz de volta o Dia da Especialidade no formato de dia inteiro, com oito horas de atividades. Durante os três dias do congresso todas as especialidades serão contempladas em um sistema de rodízio (quatro especialidades por dia). Além disso, haverá também a programação científica com duas salas para discussão e apresentação de assuntos ligados à Ortopedia geral. “Os comitês terão total liberdade para a escolha dos assuntos a serem discutidos, mas a Comissão Científica sugere aos presidentes que escolham temas mais abrangentes, apresentando assuntos mais comuns que contemplem todos os ortopedistas”, explica Claudio Santili, presidente da Comissão Científica do 45º CBOT. 

É importante ressaltar também que as especialidades afins não terão atividades no mesmo dia para evitar o conflito de interesses dos congressistas. Como principal tema, o Atendimento ao Politraumatizado será explorado de todas as formas. “A escolha do tema vem ao encontro do anseio da SBOT e do Ministério da Saúde em melhorar e aprimorar o atendimento de trauma em todas as suas vertentes. Inclusive recentemente foi criada pelo MS a Linha de Cuidado ao Trauma e a SBOT participou de sua elaboração”, explica Santili. Neste ano, o congresso prioriza a interatividade e por isso privilegiará os temas livres e todas as aulas terão espaço para debates, onde o congressista poderá participar e expor suas opiniões, dúvidas e sugestões. “O congresso da SBOT é do ortopedista brasileiro. É o momento mais importante para ele se atualizar”, ressalta o presidente, convocando todos os colegas a prestigiarem o evento. 

Prevenção e instrução 

Em paralelo ao congresso, será realizada uma atividade intitulada Ortopedia no Parque, realizada no parque Barigüi, aberta para toda a população. 

“Profissionais ligados ao Comitê de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da SBOT orientarão crianças, adultos e idosos sobre a importância da realização de exercícios físicos com acompanhamento médico”, explica Rogério Fuchs, presidente do 45º CBOT. Os profissionais também alertarão sobre os perigos para os “atletas de finais de semana”, orientando que o ideal é manter uma atividade física frequente e regular.

Programação social

A Comissão Social está elaborando uma programação social que englobará um city tour em Curitiba, passeio de trem pela famosa Serra da Graciosa, almoço em um espaço exclusivo com opções de compras de roupas, acessórios, artesanato e muito mais. “Vamos proporcionar momentos de muita diversão e lazer para as nossas acompanhantes, que neste ano não terão que pagar taxa de inscrição”, diz Rogério Fuchs, presidente do 45º CBOT. A Festa do Ortopedista, que acontecerá no dia 16 de novembro, também já está sendo programada com toda a atenção para proporcionar momentos de muita diversão. Em breve, novidades!

Mais informações: http://www.cbot2013.com.br/?site=31