Perninhas Tortas

Dr., meu filho tem as perninhas tortas.

É muito comum e natural a preocupação dos pais em relação aos filhos, ao acharem que os mesmos tem algum probleminha nos membro inferiores.

São muito frequentes no consultório queixas como " pernas tortas", "meu filho cai frequentemente", "pézinho chato", ou "dores nas pernas", estas últimas muitas vezes de forte intensidade.

É importante a correta avaliação por um ortopedista, a fim de se separar alterações normais ao desenvolvimento de qualquer criança de patologias que necessitam de tratamento.

A criança poderá apresentar pequenas alterações nos membros inferiores, como joelhinhos para fora, ou para dentro (em "X"), pés planos, "pés para dentro", alterações que na visão leiga, sobretudo de pais zelosos e preocupados com a saúde de seu bem mais precioso, parecem problemas gravíssimos. Tais alterações, porém, irão desaparecer com o tempo em 95% das vezes.

O exercício de paciencia, e, sobretudo, a confiança no seu médico, são as principais ferramentas para um desenvolvimento saudável da criança.