Lyon's School of Knee Surgery

Durante seis semanas o ortopedista Gustavo Campos, da equipe do Instituto Wilson Mello, acompanhou a rotina de quatro dos principais especialistas em cirurgia do joelho do mundo. Selecionado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho para o programa Joelho sem Fronteiras, Dr. Gustavo teve a oportunidade de estagiar em Lyon, na França, com os renomados médicos David Dejour, Philippe Neyret, Bertrand Sonnery e Michel Bonnin.

A experiência foi riquíssima porque durante o período em que esteve na França, Dr. Gustavo pode acompanhar os profissionais no consultório e no centro cirúrgico, inclusive participando das cirurgias na maioria das vezes. E para completar, cada um dos médicos se destaca principalmente em uma área, como prótese, lesões esportivas e cirurgias para a articulação femoropatelar. "Foi uma ótima oportunidade para observar o que os grandes nomes de Lyon estão fazendo em sua prática diária e também para ver de perto como funcionam os serviços públicos e privados na França", disse.

A boa notícia, segundo o médico do Instituto Wilson Mello, é que as técnicas vistas em Lyon já são quase todas usadas no Brasil. Em relação ao serviço privado, o Instituto Wilson Mello está no mesmo nível que as clínicas lyonesas. "Alguns procedimentos podemos incorporar aqui na nossa rotina", contou, destacando que uma das novidades é a reconstrução extra-articular associada à reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior.

Já com relação às cirurgias de prótese, a prática usual deles é utilizarem a anestesia geral e local, enquanto aqui no Brasil usa-se a Raquianestesia e/ou Peridural. Mas do ponto de vista de internação, o tempo é de quatro a seis dias, enquanto aqui são em média três. "Nesse ponto, seguimos mais a escola americana, que defende uma internação mais curta", observa.

Para Dr. Gustavo, o estágio em Lyon foi uma experiência sensacional para enriquecer seu currículo e possibilitar que utilize tudo que aprendeu com seus pacientes, dividindo os conhecimentos também com seus colegas de profissão tanto do IWMello quanto da Unicamp.