"CORE", núcleo em inglês, refere-se à musculatura central do corpo, que dá sustentação e controle motor ao tronco. Compreende os músculos paravertebrais e abdominais, além da musculatura perineal e diafragma.

O fortalecimento da musculatura CORE (CORE TRAINING), aumentando o controle motor do tronco, melhora o equilíbrio, a consciência corporal e a movimentação e distribuição de cargas nos membros inferiores. Portanto, além combater processos dolorosos nas costas, os "Exercícios CORE", ou "CORE TRAINING", diminuem a ocorrência de lesões nos membros inferiores, com destaque para os entorses dos joelhos e tornozelos. Exatamente por isso a FIFA (Federação Internacional de Futebol) promove o programa FIFA 11+, orientando a realização deste tipo de exercício para a pratica de futebol.

A seguir são exibidas fotos para exemplificar os exercícios, que poderão ser realizados tanto no tratamento de dores quanto como treinamento para atletas que praticam esportes com grande risco de entorse dos membros inferiores como futebol, basquete e handebol.

Este exercício pode também ser realizado sem a bola (com a ponta dos pés no chão, como se fosse fazer uma flexão de braço), com o apoio das mãos ou ainda com apoio dos cotovelos ("prancha")

Prancha lateral

Superman